Rua Barueri, 26 - Serpa | Caieiras - SP

     11 2470.1463       

         

Saiba quais cuidados devem ser tomados na hora de realizar a troca de óleo do motor

SOLICITE UM ORÇAMENTO

troca de óleo do motor
Compartilhar

Para manter o carro em bom funcionamento, é preciso cuidar de cada componente com muita atenção. Para isso, é necessário realizar alguns procedimentos básicos, como a troca de óleo do motor. 

Leia também: ENTENDA AS DIFERENÇAS DE FUNCIONAMENTO ENTRE O AR-CONDICIONADO AUTOMÁTICO E MANUAL

Por se tratar de uma substância responsável por proteger as peças e ajudar na fluidez, o óleo necessita de um cuidado especial. Dentre os fatores essenciais está o momento de realizar a troca.

Embora não haja um tempo exato para que o procedimento seja feito, é possível ter uma ideia de acordo com os seus hábitos de direção. Em caso de frequente utilização do carro, é indicado que a troca seja realizada a cada cinco ou sete mil quilômetro rodado. Já para veículos pouco utilizados, a substituição pode ser feita a cada 10 ou 16 mil quilômetros.

Entenda quais outros cuidados devem ser tomados na troca de óleo para motor

Além de saber o tempo ideal para realizar a troca, é importante ficar atento aos seguintes fatores:

Escolha do óleo: procure se informar sobre a especificação do óleo, que por sua vez pode ser: mineral, sintético ou semissintético. Além disso, é importante se atentar as siglas SAE e API;

SAE: SAE (sigla originalmente inglês que significa Sociedade de Engenheiros Automotivos) é responsável por classificar o quanto o óleo suporta altas temperaturas. Isso é definido pela viscosidade que é medida em duas escalas: uma de baixa temperatura (que vai de 0W a 25W) e uma de alta temperatura (que vai de 8 a 60). Quanto mais baixo for o primeiro número, menor será o esforço no momento de dar a partida. Já o segundo número, quanto maior for, maior será a resistência ao escoamento em altas temperaturas.

API: também de origem inglesa, a sigla significa Instituto Americano de Petróleo e sua classificação é dividida em duas categorias: “S” para motores movidos a gasolina, etanol, biocombustível ou gás natural e C para motores movidos a diesel. No caso da segunda categoria, letra C vem acompanhada de uma outra e, quanto mais avançada for essa segunda letra no alfabeto, melhor será o desempenho do lubrificante em aditivação, proteção e processo de impedimento de formação de resíduos.

Leia também: CUIDADOS COM O CINTO SÃO ESSENCIAIS PARA GARANTIR A SEGURANÇA AO DIRIGIR

Romero Serviços Automotivos

A Romero Serviços Automotivos é referência em trabalhos de excelente qualidade na região de Caieiras – SP. Fundada em 1978, a oficina já teve seu trabalho reconhecido por meio de prêmios por desempenho e com a certificação concedida pela Automotive Service Excellence (ASE), instituição americana especializada em atestar mãos de obra do setor de reparação.

Prestamos serviços de elétrica, suspensão, alinhamento, balanceamento, injeção eletrônica, funilaria e pintura, higienização de ar-condicionado, polimento e cristalização, mecânica em geral, entre outros. Conheça mais dos nossos serviços acessando nosso siteFacebook e Instagram.